sábado, 12 de março de 2011

Explosão nuclear em Fukushima .


                 Explosão atinge prédio de instalação nuclear em Fukushima, no Japão


A nuvem de fumaça branca cobriu a área da usina. Câmeras de segturança registraram o momento da explosão na manhã deste sábado. Paredes próximas ao reator de número 1 em Fukushima foram destruídas.
Houve vazamento de material radioativo em proporções ainda desconhecidas. O governo diz que a explosão não danificou a estrutura de proteção do reator. A explosão ocorreu quando funcionários tentavam esfriar um deles. Quatro deles ficaram feridos.
As usinas nucleares têm dois sistemas extremamente sensíveis: o reator, que deve se manter isolado e a uma temperatura estável de cerca de 300°C; e o sistema de refrigeração, que evita o superaquecimento que poderia provocar uma explosão.
As pessoas que moram dentro da área de risco de 20 quilômetros em volta da usina foram aconselhadas a buscar abrigos, mas mesmo quem mora um pouco mais distante foi orientado pelas autoridades a tomar medidas como, por exemplo, usar máscaras. Esta providência também está sendo adotada em algumas regiões de Tóquio. Os telefones voltaram a funcionar, mas o sistema está sobrecarregado.
Agora que a água baixou, a catástrofe provocada pelo terremoto e pelo tsunami parece ainda maior e mais chocante. Soldados vasculham os escombros, em busca de sobreviventes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário