quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Punk



Punk é ser anormal por que ser anormal é normal para gente que é PUNK

O punk surgiu na década de 70 na Inglaterra. No começo, as bandas tocavam punk rock, estilo que confrontava o som da época: o heavy metal, o pop e outros, onde o público apenas apreciava de longe e não tinha contato com os músicos, pois não passavam de estrelas (popstars). Citam-se bandas como Deep Purple, Pink Floyd, Yes, Black Sabbath, Led Zeppelin e outras, que tinham músicas muito trabalhadas e letras viajantes, fora da realidade que o público vivia. Principalmente, na época da guerra fria e da queda do movimento hippie, que exigia nas ruas o Paz e Amor, enquanto os punks surgiam gritando o caos que enfrentavam e diziam "No future". 

O punk quebrou o som feito pra vender, criando algo de poucos acordes e letras da realidade pobre de jovens desempregados e sem futuro. Criticavam o governo, a educação, os políticos, os impostos, a pobreza, o desemprego, a falta de perspectiva e outros problemas. Contudo, bandas como Sex Pistols, criadas para a moda e vender roupas de fetiche de Malcolm McLaren, chamavam a atenção das grandes gravadoras, sedentas de dinheiro deste novo som, feito por "drogados e garotos suburbanos". Acarretando em pouco tempo, uma imagem ruim do que o punk real transmitia, onde muitos foram cooptados para virarem ícones, sifras para gravadoras e até para filmes. Mas os Sex Pistols foram sinceros ao lançarem um play minimalista chamado "Sex Pistols: A grande farsa do rock and roll".

2 comentários:

  1. Esta é uma questão da qual eu não tomo partido, gosto muito da psicodelia dos anos 70 e sou partidário da real causa punk. Penso que não devam haver "richas" dentro da música para o que conseguiu espaço no coração das pessoas, desde que já se tenham consagrado. Mas, também, muito me causa ojeriza o "amiguismo" entre os estilos atuais dentro da música; todo mundo fala bem do som do outro e ninguém tem uma atitude PUNK de se rebelar, pelo menos não alguém que esteja na grande mídia. Onde estão o Nirvana e o Faith No More falando mal do Guns'N'Roses? Titãs criticando o som dos Engenheiros do Hawaii? Etc... mas, de toda forma, muito obrigado pela imagem do punk com cara de caveira... parece comigo... vou usar como imagem em meus profile.

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrs fico feliz que você tenha gostado da postagem volte sempre ...obrigada e gostei muito do seu comentario .beijos

    ResponderExcluir